quarta-feira, 23 de junho de 2010

Lentes de contato para Realidade Aumentada

A chamada realidade aumentada pode ser classificada como um método de visualização que mostra elementos do mundo real capturados por uma câmera, por exemplo, misturados com informações virtuais.

Enquanto alguns utilizam celulares e outros dispositivos interativos para criar a realidade aumentada (que mistura elementos da reais com informações e objetos virtuais), o professor da Universidade de Washington Amir Babak Parviz e seus alunos estão trabalhando em lentes de contato que usam a tecnologia através dos próprios olhos, segundo o site inhabitat.com. E o melhor: funcionam à base de energia solar.
A invenção possui centenas de LEDs semitransparentes, incorporados em uma finíssima lente, que criam a apresentação para o usuário. Os seus sensores e a tecnologia sem fio são movidos à energia solar. As aplicações são várias. Ao olhar para um objeto real com código de realidade aumentada, a lente pode exibir texto no olho do usuário (dando informações sobre um prédio ou um monumento histórico, por exemplo). Outra aplicação imaginada é usá-la para traduzir o áudio de outras em legendas em tempo real e oferecer sugestões visuais de um sistema de navegação.

Com processamento de imagem básico e acesso à internet, as lentes poderão trazer a realidade virtual para a vida das pessoas. Como as pesquisas ainda estão em estágio inicial, não existem informações sobre valor e possível lançamento do produto no mercado. Mas você já pode conferir algumas imagens do seu protótipo abaixo:

0 comentários:

Postar um comentário