sábado, 15 de maio de 2010

Origami

A Lenda do Tsuru

O Tsuru é um dos animais que simbolizam a mocidade eterna e felicidade da Ásia.Diz-se que ela vive 1000 anos.
São, possivelmente, os pássaros mais velhos da Terra.Era considerado o pássaro companheiro dos eremitas que faziam meditação nas montanhas.
Como esses eram eremitas místicos, que supunham terem poderes sobrenaturais para não envelhecer, o tsuru, passou a ser considerado um pássaro possuidor de vida
longa.
É uma das aves mais conhecidas do Oriente, perdendo apenas para a Fênix, a ave que renasce das cinzas.
A Cegonha é considerada a mãe de todas as aves e representa o canal entre o mundo dos vivos e dos
mortos.Algumas vezes a imagem do tsuru é colocada em caixões, para que a alma do morto seja levada para o céu em suas costas.
Como um símbolo de longevidade, os japoneses costumam presentear os amigos com uma dobradura de
papel (origami*) em forma de Tsuru.
Dizem que se você conseguir dobrar mil tsurus (enquanto mentaliza um desejo), este desejo será realizado !!!
Ramos do Origami
Nesse ponto os origamis vão se ramificar para diversas direções e você deverá escolher qual caminho mais te agrada (Ou pelo menos conhecer os caminhos). Vou agora listar alguns desses origamis e algumas outras artes com papel:
Modulares:Modulares são os origamis feitos com várias folhas dobradas da mesma maneira e depois juntadas. Dentre eles existem dois tipos mais famosos.

  • Kusudama:Uma bola ornamental feita para deixar pendurada. (Kusudama = Kussuri + Tama = Bola de Remédio, seu nome se dá pois no Japão antigamente eram usadas bolas com remédio e ervas aromáticas para enfeitar o ambiente.)

Kusudama - Dodecaedron (30 peças)

  • Block Folding:Vários módulos triangulares encaixados formando enfeites. Dentre eles os mais famosos são o pavão e o cisne.

Block Folding - Picachu (em torno de 180 peças)
  • Existem tambem os 'Modulares':que não se encaixam em nenhuma dessas definiçõe, algumas figuras geométricas.

Modular(16 peças)
Paper Craft:Não é considerado um origami mas provavelmente você ouvirá esse nome mais vezes. Consiste em imprimir algumas imagens que devem ser recortadas e coladas nos pontos certos, formando as figuras desejadas.Muitas vezes forma-se a figura e parece não ser papel.

Paper Craft

Origami Tesselations:Consiste em formar mosaicos e figuras diversas deixando o modelo ainda achatado. Basicamente, seria o mesmo que desenhar em um papel utilizando apenas dobras.

Origami Tesselation

Kirigami: (Kiri=cortar + kami=papel) É o origami feito utilizando alguns cortes no papel.Tambem conhecido como origami arquitetado, usado para fazer estruturas para planejamentos, plantas e etc.

Kirigami
Kiriê: ( Kiri = cortar, ê = formar desenho) É preciso cortar o papel utilizando uma lâmina para formar o desenho escolhido. Estudiosos apontam que essa arte já aparecia em 759 dC como ilustração das poesias de Manyoushu. O Kiriê requer paciência e delizadeza, pois “formar o desenho” não é nada fácil. O desenho é colocado sobre outro papel (que lhe serve de fundo) para que os detalhes possam ser apreciados.

Tradicional: Origami feito com um papel, sem cortes e sem uso de cola.O problema de fazer os origamis tradicionais intermediários é que em alguns deles você não obterá um bom resultado utilizando um papel qualquer. Experimente utilizar o papel de ceda colado em papel laminado. Mas esteja preparado pois será bem mais difícil de se fazer as dobras sem amassar o papel.

Tradicional Origami (Ancient Dragon )

Existem vários outros tipos de origamis, mas esses são os mais usados.

Espero que tenha gostado pelo "tour" no origami!!

Fote: Oritube

0 comentários:

Postar um comentário